Garantir a segurança e o conforto em casa é essencial para promover a independência e a qualidade de vida dos idosos.
Pequenas adaptações podem fazer uma grande diferença na rotina da Terceira Idade. Pensando nisso, a Anaprev separou 05 dicas que irão ajudar a tornar a casa dos idosos mais segura e confortável!
- Conte com barras de apoio: coloque barras de apoio em locais estratégicos, como banheiros, corredores e áreas próximas às camas. Isso irá proporcionar mais estabilidade e segurança!
- Utilize os equipamentos adequados: cadeiras de rodas, andadores e bengalas são aliados da mobilidade. Certifique-se de que esses dispositivos sejam adequados e, principalmente, que estejam bem ajustados.
- Evite acidentes com tapetes: para prevenir quedas, invista em tapetes antiderrapantes em áreas propensas a escorregões, como banheiros e cozinhas, por exemplo.
- Melhore a iluminação dos cômodos: garanta uma boa iluminação em todos os cômodos da casa. Luzes noturnas em corredores e banheiros podem ajudar a evitar acidentes durante a noite.
- Adapte os móveis: Mantenha os móveis organizados e evite obstáculos nos corredores. Alturas ajustáveis para camas e cadeiras, por exemplo, podem facilitar o uso diário.
- Considere instalar mais portas e ampliar os corredores: se possível, adapte a casa com portas e corredores para serem mais largos, facilitando o uso de cadeiras de rodas e outros dispositivos de mobilidade.
- Acessibilidade: sempre que possível, escolha casas e/ou apartamentos que ofereçam acessibilidade adequada, como rampas e elevadores.
Essas adaptações não apenas melhoram a segurança, mas também proporcionam uma maior independência e qualidade de vida para os idosos. Conforto, segurança e saúde são estritamente necessários na rotina da Terceira Idade!





